Teorias
Um resumo fartamente ilustrado do livro Breve mas verídica história da pintura italiana, do autor Roberto Longhi. Uma análise original e entusiasmada, escrita na juventude do autor, um dos expoentes da escola formalista de história da arte, que se interessa pela maneira de ver dos artistas, o uso da linha, da cor, da perspectiva, enfim, de elementos relacionados à visualidade pura da arte.
Reflexão sobre o processo de desmaterialização da arte dos anos 60/70, a partir da "estética do desequilíbrio" de Luis Camnitzer, cujas ideias estão presente no seu texto Arte contemporânea colonial, de 1970.
Izis Abreu
Este breve texto procura recuperar a categoria estética do grotesco, buscando contextualizá-lo desde a origem do termo e sua definição. Amparado em teóricos que se detiveram a estudar o tema e em vários exemplos (destacando as artes, o cinema e a televisão), o ensaio procura mostrar a heterogeneidade da aplicação do conceito de grotesco através dos tempos.
Resenha dos livros A Câmara Clara, de Roland Barthes, Filosofia da Caixa Preta, de Vilém Flusser e O ato fotográfico e outros ensaios, de Philippe Dubois, trazendo argumentos para reflexões sobre a fotografia.
Explanação de alguns conceitos do filósofo e sociólogo Pierre Bordieu, analisando sua aplicabilidade nos dias atuais.
A partir da clássica obra Les Demoiselles d’Avignon (1907) de Pablo Picasso (1881 - 1973), que em 2017 completou 110 anos, o texto trata do surgimento do movimento da história da arte denominado "cubismo" e seus desdobramentos posteriores através da análise da produção artística de Picasso, Georges Braque (1882 - 1963) e Juan Gris (1887 - 1927), seus maiores expoentes.
Nesta resenha são tratados os capítulos referentes à visão cristã de mundo, constantes no ambicioso livro do professor Richard Tarnas A epopeia do pensamento ocidental. O autor analisa aquelas que são, em sua opinião, as fontes da cristandade: judaísmo, classicismo e herança platônica, mostrando como as três se amalgamaram para originar o cristianismo
Resenha dos livros A Câmara Clara, de Roland Barthes, Filosofia da Caixa Preta, de Vilém Flusser e O ato fotográfico e outros ensaios, de Philippe Dubois, trazendo argumentos para reflexões sobre a fotografia.
Texto introdutório ao Fauvismo, movimento das vanguardas históricas que se caracteriza pela busca do poder da cor, pelos seus contrastes e dissonâncias estridentes, e a seu principal expoente, o pintor Henri Matisse.
Resenha do livro Arte Conceitual, de Paul Wood, com destaque para a obra Merda de Artista, de Piero Manzoni.